Acerca do Código de ética profissional do servidor públic...

Acerca do Código de ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue os itens que se seguem. Caso o servidor público verifique ato contrário ao interesse público, deverá comunicá-lo imediatamente a seus superiores, contudo não poderá exigir providências cabíveis por ser hierarquicamente inferior.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Jorge é o responsável pelo setor de compras de sua repartição. Certo dia decidiu atualizar as diretrizes do processo de compras para aumentar sua eficiência.

Uma das novas diretrizes diz respeito à compra de qualquer produto que apresente discrepância de preço entre seus fornecedores. Caso um produto apresente variação de preço superior a 12% do valor mais barato entre orçamentos distintos, o servidor deve obrigatoriamente comprar aquele que apresenta o menor valor. Caso a variação seja inferior a 12%, o servidor pode escolher qualquer um dos respectivos fornecedores para efetivar a compra.

Um servidor do setor de Jorge solicitou o orçamento de um determinado produto a três fornecedores diferentes, e montou a seguinte tabela com os preços informados:

Qual das alternativas abaixo representa uma análise correta feita pelo servidor, com base na tabela?

Resolva a questão aqui ›


Para a caracterização da velocidade de infiltração da água no solo, foi conduzido um teste de campo utilizando-se um cilindro infiltrômetro, tendo sido obtida a função expressa pelo gráfico abaixo apresentado. Qual o valor provável da velocidade de infiltração básica (VIB)?

Resolva a questão aqui ›


Acerca das questões ambientais globais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O efeito estufa provoca o derretimento gradual das neves eternas e das camadas de gelo dos pólos, aumento do volume dos oceanos, mais chuvas em algumas regiões, mais secas em outras, aumento do número e intensidade de furacões, tufões, tempestades, inundações e do fenômeno El Niño, que altera o clima no mundo.

II. O Protocolo de Kyoto é o principal documento internacional que regulamenta a emissão dos chamados gases-estufa, do qual não fazem parte os EUA.

III. Os EUA são responsáveis pela emissão de aproximadamente 25% das emissões globais de dióxido de carbono, o principal dos gases causadores do efeito estufa.

IV. O Protocolo de Kyoto fixou metas percentuais de diminuição das emissões de gases causadores do efeito estufa, que podem ser alcançadas por meio de investimentos na redução ou com a aquisição de créditos de emissões de outros países.

Resolva a questão aqui ›