Levando em consideração o 1º parágrafo do texto e as ori...

Levando em consideração o 1º parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
  • A. Ao substituir o verbo “surgir” pelo verbo “haver”, obter-se-á a flexão “houveram”, que mantém o sentido geral do texto, apesar de não ter o sentido exato do termo original.
  • B. A flexão de “Nas recentes manifestações públicas brasileiras” no singular obrigaria a mudança na flexão do verbo “surgiram” também para o singular (“surgiu”).
  • C. O verbo “atender” pode ser substituído pelo equivalente “acolher”, sem que haja prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido geral do trecho.
  • D. A locução verbal “devem existir” pode ser substituída pela equivalente “deve haver”, sem que haja prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido do trecho.
  • E. No fragmento: “desde ‘passe livre’, saúde, educação, até melhorias do serviço público”, as preposições destacadas podem ser substituídas, respectivamente, por “de” e “à”, sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido do trecho.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de microfilmagem, automação e preservação dos documentos de arquivo, julgue os próximos itens. Os documentos do arquivo permanente devem ser digitalizados e os originais, eliminados após a digitalização.

Resolva a questão aqui ›


Carla, com 25 anos de idade, vem apresentando, desde o início de sua adolescência, um transtorno psíquico caracterizado pelo consumo de grande quantidade de alimentos em um período limitado de tempo, de forma descontrolada. Comportamento que vem associado a vômitos auto-induzidos, presença de exercícios excessivos, consumo abusivo de laxativos, diuréticos e moderadores de apetite, tudo isso motivado por sua preocupação excessiva com a forma e a imagem corporal.

Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, acerca do diagnóstico do transtorno psíquico descrito e das técnicas psicoterápicas indicadas ao tratamento do mesmo.

Carla apresenta transtorno de bulimia nervosa, para o qual a terapia cognitivo-comportamental (TCC) propõe o uso de técnicas como a reestruturação cognitiva e o uso de medidas de autocontrole para estabelecer um padrão regular de alimentação, que tem ação rápida, atingindo seus efeitos em algumas semanas de tratamento.

Resolva a questão aqui ›


Considere paciente do sexo feminino, de 60 anos de idade, previamente hígida, recém-diagnosticada com melanoma cutâneo no braço esquerdo, cujo exame anatomopatológico da ressecção evidenciou: melanoma maligno tipo nodular, CLARK IV, Breslow = 4,2 mm, 38 mitoses por 10 campos de grande aumento, infiltrado linfocitário leve, ulceração presente, invasões angiolinfática e perineural ausentes, margens livres, pT4b. Foram realizados pesquisa de linfonodo sentinela e estadiamento sistêmico, sem evidência de doença.

Em abril de 2018, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou a combinação de dabrafenibe e trametinibe para uso em tratamento adjuvante de melanoma. Com relação a essa aprovação pela FDA, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›