Quanto à concordância verbal, assinale a alternativa inco...
Quando o sujeito é formado por uma "expressão partitativa" (parte de, uma porção de, o grosso de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de...) seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou no plural.
Tal princípio é aplicável aos casos com "coletivos", quando especificados.
Logo, a letra D não pode ser a alternativa incorreta, uma vez que a regra de concordância admite tanto o singular quanto o plural:
Um bando de andorinhas alegrava/alegravam a praça.
Um bando de vândalos destruiu/destruíram o monumento.
A alternativa que, segundo a regra, está incorreta é:
Os Lusíadas narram as conquistas portuguesas do século XVI.
"Os Lusíadas" é uma obra de poesia épica do escritor Luís Vaz de Camões. Portanto, a obra (o livro) narra, devendo ser a frase reformulada:
Os Lusíadas narra as conquistas portuguesas do século XVI.
Essa é uma questão facilmente contestável, podendo vir a ser anulada pela banca examinadora após interposição de recursos.
A mesma regra de concordância de A maioria de vale também para Um bando de, pois está frase está correta e não errada ==> Um bando de andorinhas alegravam a praça, porque a concordância alegrava enfatiza a unidade de conjunto Um bando, enquanto alegravam confere destaque aos elementos que formam esse conjunto andorinhas.
Também Achava que seria a B , porém, reparando bem a conjunção aditiva "e", tu e ele, "vós" Levareis. Poderia ser uma concordância por atração sim, não estaria errado se fosse escrito "tu e ele levará"; mas o enunciado da questão pediu a concordância ERRADA.
da mesma forma a opção E, o verbo concordou com o númeral, podendo também concordar com o determinado. Não houve problema.
Na minha opinião a incorreta seria a alternativa B. A alternativa D, até onde estudei está correta, pois o verbo admite duas formas: Verbo no singular concordando com o coletivo "bando" e o verbo também pode ficar no plural para dar ênfase ao adjunto adnominal que é " de andorinhas" .
A letra "b" está correta pois o verbo concordou com a 2 pessoa plural do futuro do presente em referência à SEGUNDA pessoa singular 'tu", isto é, vós levareis. Rigorosamente a opta-se pelo singular quando houver "coletivo" ou "conjunto" como, por exemplo, o termo "um bando", embora seja aceito secundariamente a forma verbal no plural o qual concordaria com o termo "andorinhas".
Até onde sei, o verbo concorda com o substantivo coletivo, no caso "bando", portanto a alternativa está realmente incorreta. Em relação à alternativa E, a conjugação do verbo pode ser tanto no plural quanto no singular, neste último caso fazendo referência ao livro em si.
Navegue em mais questões