Marcar C para as sentenças Certas quanto ao uso ou não d...
Não obedeço a sua mãe, mas a minha.
ERRADO. No primeiro caso, o uso da crase é facultativo, pois é facultativo também o uso do artigo definido antes do pronome possessivo adjetivo (que acompanha o substantivo). Exemplo: "Sua mãe é obedecida" ou "A sua mãe é obedecida" - ambas as formas estão corretas, de modo que também o será o uso ou não da crase.
Já no segundo caso, o uso da crase é obrigatório, tendo em vista que, em razão do pronome possessivo substantivo (que substitui o nome), é necessário o uso do artigo definido, já que ele é que fará referência ao termo ocultado. Dessa forma, haverá a junção da preposição "a", referente ao verbo "obedecer", com o artigo definido que substitui o termo "mãe", de modo que o correto seria: “Não obedeço a sua mãe, mas à minha”.
É facultativo o uso do artigo feminino "a" diante de pronomes possessivos femininos (minha, sua, etc.).
Veja:
Obedeci a + a minha avó = Obedeci à minha avó.
Podendo valer-se apenas da preposição a, e não mais do artigo feminino "a", ficando:
- Obedeci a minha avó. (obedeci a / minha vó)
Para melhor compreender basta mudar o termo regente para o masculino.
Veja:
Obedeci a + o meu avô = Obedeci ao meu avô.
Mas também podendo ser:
Obedeci a meu avó. (neste caso, com a ausência do artigo masculino)
Portanto, a crase na frase "Não obedeço a sua mãe, mas a minha" fica a critério de quem escreve, uma vez que a regra deixa claro ser a crase facultativa diante de pronomes possessivos femininos. Neste caso, a opção correta é a letra E, e não a letra B, pois não é obrigatório o uso da crase nesta frase, não sendo necessário que o item 3 esteja "errado".
Obs.:
é facultativo o uso da crase diante de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo. Observe:
- Minha avó tem setenta anos.
- A minha avó tem setenta anos.
No final da terceira frase, "mas a minha", a crase é obrigatória, pois o artigo 'a' retoma o substantivo 'mãe' que está na outra oração.
Mesmo com o pronome possessivo feminino singular "minha" sendo, em regra, um caso facultativo de crase, existe essa exceção.
Acho que tem uma explicação disso no canal do Terror, é uma baita de uma pegadinha.
Navegue em mais questões