Um veículo de transporte de carga, trafegando a 75 km/h,...

Um veículo de transporte de carga, trafegando a 75 km/h, roda 8 horas por dia e leva 10 dias para chegar ao destino final. Se o motorista aumentasse a velocidade para 100 km/h e se trafegasse 12 horas por dia, ele faria o mesmo percurso em:
  • A. 6 dias.
  • B. 5 dias.
  • C. 8 dias.
  • D. 4 dias.
  • E. 12 dias.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma das raízes da equação x2 + bx -– 15 = 0 é igual a – 5. Os valores de b e da outra raiz são, respectivamente

Resolva a questão aqui ›


Segundo a literatura, as águas pretas de um rio tropical como o Anapu ocorrem mais provavelmente devido à

Resolva a questão aqui ›


Jorge, brasileiro, servidor público aposentado, domiciliado em Portugal, elaborou, em 1990, em Portugal, um testamento, por meio do qual deixou todos os seus bens imóveis situados no Brasil para a sua única neta, brasileira, Cacilda, domiciliada no Brasil.

Em visita ao Brasil, em 1994, ele compareceu ao Cartório do Ofício de Notas e lavrou escritura pública de adoção de Cacilda, que contava, então, com seis anos de idade.

Em 1999, o testador faleceu. Em 2000, Cacilda, devidamente representada, requereu à repartição competente a concessão da pensão civil, instituída pelo avô, na condição de beneficiária, sob a alegação de ser filha adotiva do instituidor. No mesmo ano, Cacilda, desejou requerer o inventário dos bens contemplados no testamento.

Considerando a situação hipotética acima descrita, julgue os itens que se seguem.

Os requisitos de validade do testamento elaborado por Jorge devem ser avaliados de acordo com as leis portuguesas vigentes em 1990; todavia, a eficácia jurídica das disposições testamentárias relativas a Cacilda há de ser examinada segundo as leis brasileiras vigentes ao tempo da abertura da sucessão.

Resolva a questão aqui ›