O dígito verificador, que ocorre na numeração de document...

O dígito verificador, que ocorre na numeração de documentos como o RG, tem como intuito evitar erros de digitação. Para isso, ele é calculado por meio de uma fórmula que envolve os dígitos que de fato compõem a numeração do documento. Imagine que a numeração de um certo tipo de documento seja formada por 6 dígitos em sequência, mais um dígito verificador no final. Uma numeração possível é 322.652-X, sendo X o dígito verificador. Para obter o dígito verificador, é aplicada a seguinte fórmula:

− elevamos o segundo dígito ao primeiro, tomando-se apenas o algarismo das unidades do resultado;

− elevamos o terceiro dígito ao valor obtido no passo anterior, tomando-se apenas o algarismo das unidades do resultado;

− fazemos isso sequencialmente, até que o sexto dígito seja elevado ao valor obtido no passo imediatamente anterior, novamente tomando apenas o algarismo das unidades do resultado;

− o valor do dígito verificador é uma unidade a mais que o algarismo obtido no passo anterior.

Dessa forma, o dígito verificador X do documento de numeração 322.652-X é

  • A. 5.
  • B. 3.
  • C. 2.
  • D. 6.
  • E. 4.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

São ilustrados acima alguns dos ecossistemas encontrados no estado do Pará. Acerca dos condicionantes naturais e da preservação desses ecossistemas, julgue os itens que se seguem.

Um tipo de formação florestal encontrada no estado do Pará é a floresta ribeirinha em contato com as águas dos rios (figura II) e fora do alcance dos impactos ambientais, uma vez que o desenvolvimento econômico das últimas décadas tem ocorrido a partir das rodovias e de diversos projetos implantados em terra firme.

Resolva a questão aqui ›


Sabe‐se que a maioria dos episódios de diarreia aguda são causados por agente infecciosos. Com relação à diarreia aguda, assinale a alternativa INCORRETA.

Resolva a questão aqui ›


Em relação ao mandado de segurança na Justiça do Trabalho, especialmente perante o TST, julgue os itens seguintes, considerando a Constituição Federal, as leis de regência específica e o regimento interno do TST.

Compete ao presidente do TST, monocraticamente, decidir sobre o pedido de suspensão de segurança concedida por TRT.

Resolva a questão aqui ›