No que concerne aos conceitos de Custo Médio Ponderado d...

No que concerne aos conceitos de Custo Médio Ponderado de Capital (WACC); Taxa Interna de Retorno – TIR; Valor Presente Líquido – VPL, bem assim à sua repercussão na modelagem e equação econômico-financeira dos contratos de concessão, tem-se que
  • A. o cálculo de reequilíbrio econômico-financeiro com base na TIR da proposta evita distorções, pois reflete variações futuras do custo de oportunidade do capital aplicado no projeto.
  • B. a utilização do VPL nulo como parâmetro para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato somente é viável quando tenha sido adotado, como critério de julgamento na licitação, o de menor tarifa, eis que a apresentação de proposta com base no maior ônus ao poder concedente não permite o cálculo do fluxo de caixa descontado.
  • C. utilização do VPL nulo como parâmetro para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do contrato somente é viável quando tenha sido adotado, como critério de julgamento na licitação, o de menor tarifa, eis que a apresentação de proposta com base no maior ônus ao poder concedente não permite o cálculo do fluxo de caixa descontado.
  • D. nas revisões tarifárias periódicas (revisões ordinárias) previstas em diversos contratos de concessão, notadamente no setor elétrico, não é viável a utilização do WACC como parâmetro, pois se trata de um índice estático, que não é afetado por variações do cenário macroeconômico.
  • E. o WACC constitui um importante referencial para aferir a atratividade econômica da concessão, contemplando, além do custo de capital próprio do concessionário, também o custo de capital de terceiros empregado no projeto (financiamentos).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O método de partida de motores elétricos é diferente para cada tipo de motor utilizado e deve ser corretamente empregado para que não prejudique o sistema elétrico e o próprio motor.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Para a partida de um motor de corrente contínua é necessário que o campo de excitação seja nulo, devendo primeiramente ser energizado o enrolamento da armadura sem energizar o enrolamento de campo.

II - Em motores de indução, o método de partida estrela- -triângulo é utilizado para obter um maior torque de partida do motor.

III - O motor síncrono não possui torque de partida, devendo ser adotados métodos auxiliares para a partida, tais como a utilização de motor auxiliar, de conversor eletrônico ou da gaiola de amortecimento da máquina.

Está correto APENAS o que se afirma em

Resolva a questão aqui ›


A partir do texto acima e do tema nele tratado, julgue os itens a seguir.

Para o COSAVE e o MERCOSUL, praga quarentenária A1 é aquela de importância econômica para a área de risco onde se encontra presente, amplamente disseminada e oficialmente controlada.

Resolva a questão aqui ›


O Decreto Estadual nº 47.397/2002 estabelece as condições e os prazos de validade das licenças ambientais no Estado de São Paulo, sendo que

Resolva a questão aqui ›