Paciente de 70 anos de idade, sexo feminino, descendente ...

Paciente de 70 anos de idade, sexo feminino, descendente de alemães e moradora do interior do Rio Grande do Sul, consultava regularmente a dermatologista para acompanhamento de diversos nevos melanocíticos. Um desses nevos, no antebraço, apresenta prurido, ulceração e sangramento. Foi levantada a possibilidade diagnóstica de melanoma.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionado, julgue os itens a seguir.

Após biópsia excisional da lesão da paciente, com margem mínima de 2 mm e confirmação anatomopatológica para melanoma, devem-se ampliar as margens iniciais, conforme o índice de Breslow.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito do trabalho do menor de idade, julgue os itens subsequentes. Quando trabalhadores com menos de 18 anos de idade forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo dessas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para mulheres adultas.

Resolva a questão aqui ›


As instâncias para a fiscalização e o julgamento dos gastos feitos pelo poder público no Brasil são o Tribunal de Contas da União (TCU), O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Suas esferas de fiscalização abrangem:

Resolva a questão aqui ›


Considerando a aplicação da lei penal no tempo e no espaço, à luz do Código Penal, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Entrou em vigor, no dia 1.º/1/2008, lei temporária que vigoraria até o dia 1.º/2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de suas modalidades, nesse período, não seria crime.

Nessa situação, se Kátia praticou aborto voluntário no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, não se aplica a lei temporária, mas sim a lei em vigor ao tempo da denúncia.

Resolva a questão aqui ›