Paciente de 40 anos de idade, G2C2, casada, ciclos menstr...

Paciente de 40 anos de idade, G2C2, casada, ciclos menstruais regulares, MAC laqueadura tubária em 2014. Aflita, consulta o médico generalista, trazendo ecografia transvaginal, na qual se evidenciou imagem nodular de 2,3 cm x 2,5 cm, sugestiva de leiomioma subseroso. Apresenta endométrio homogêneo de 0,5 cm e ovários sem particularidades. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. É preciso encaminhar a paciente, com urgência, ao ginecologista para realizar histerectomia, pois trata-se de uma patologia com alto índice de malignidade.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Chega à emergência uma paciente de 65 anos de idade, do sexo feminino. Apresenta histórico de tratamento para neoplasia de mama, por meio de setorectomia com esvaziamento axilar, associada a quimioterapia e radioterapia. Ela comparece à emergência em razão de dispneia iniciada há duas semanas, e apresenta piora progressiva. Na ausculta pulmonar, o murmúrio está abolido do lado direto. A radiografia de tórax mostra derrame pleural volumoso à direta.

Em relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O empiema é a infecção do espaço pleural e normalmente é um exsudato.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à medicina legal, julgue os itens que se seguem. Em caso de lesão corporal dolosa não seguida de morte, a classificação jurídica da lesão em leve, grave ou gravíssima não será de competência do perito médico-legista.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, acerca das estruturas e sentidos desse texto.

Segundo o autor do texto, a relação entre o ato de estudar e a realidade é proporcional à quantidade de leitura do aluno, pois quanto maior for o número de livros lidos por ele, maior será a sua capacidade de compreender o mundo que o cerca.

Resolva a questão aqui ›