Considere hipoteticamente que certo psiquiatra atende A....

Considere hipoteticamente que certo psiquiatra atende A.C.E., uma paciente com diagnóstico de depressão e em uso diário de sertralina 100 mg, atualmente com controle parcial. Ela trabalha como costureira em estabelecimento próximo à respectiva moradia. Após a última consulta, o psiquiatra considerou necessário afastá-la das atividades profissionais por um período de 10 dias. Tendo em vista que A.C.E. já havia apresentado dois atestados no último ano, o empregador compareceu ao consultório do psiquiatra, solicitando informações acerca do diagnóstico e do quadro atual da paciente, assim como a discriminação do diagnóstico nos atestados médicos. Em relação a essa situação e com base nos conhecimentos a ela relacionados, assinale a alternativa correta.
  • A. A especificação do diagnóstico por meio do respectivo código numérico da Classificação Internacional de Doenças (CID) é responsabilidade do médico no momento da emissão do atestado.
  • B. Haja vista a delicadeza da situação e os possíveis atritos trabalhistas gerados pela não revelação das informações solicitadas, é razoável e ético que o médico comunique o empregador quanto à dificuldade de controle do quadro depressivo da paciente.
  • C. O psiquiatra pode receber o empregador, mas deve esclarecer que não pode revelar o diagnóstico sem autorização expressa da paciente e que a discriminação do diagnóstico nos atestados não é obrigatória.
  • D. O psiquiatra pode, nesse momento, escrever o número do CID da patologia nos atestados, mas não pode contar detalhes do tratamento da paciente.
  • E. O psiquiatra é eticamente obrigado a se recusar a dialogar com o empregador.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA

Qual dos itens abaixo não é verdadeiro com relação aos benefícios da aplicação da matéria orgânica ao solo?

Resolva a questão aqui ›


As infecções oportunísticas do esôfago podem surgir nos indivíduos submetidos a terapia imunossupressiva e nos portadores de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA). Muitas vezes, o diagnóstico macroscópico dessas lesões do esôfago, realizado pela endoscopia, necessita de biópsia para identificação do agente etiológico. De acordo com essas informações, julgue os itens abaixo, relacionados ao comprometimento do esôfago na SIDA.

Nas úlceras provocadas pelo vírus herpes simples, a biópsia deve ser direcionada para as bordas da úlcera, onde podem ser identificados corpos de inclusão intranucleares eosinofílicos de Cowdry do tipo A.

Resolva a questão aqui ›


Uma das competências exigidas do técnico de higiene bucal é realizar ações de apoio ao atendimento clínico em saúde. Para isso, é necessário que ele conheça equipamentos, instrumentos e materiais usados na prática odontológica. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.

Os cimentos de ionômero de vidro para cimentação têm a vantagem de aderir aos tecidos dentários e de liberar fluoretos.

Resolva a questão aqui ›