Paciente do sexo masculino, caucasiano, de 35 anos de ida...

Paciente do sexo masculino, caucasiano, de 35 anos de idade, procurou um serviço de emergência médica na madrugada por apresentar dor forte, em cólica, no flanco direito, para a região da bolsa escrotal, acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese. Refere disúria. Nega comorbidades, alergias e episódios prévios. No exame físico, o paciente apresentou bom estado geral, estando afebril. Apresentou, ainda, abdome flácido, depressível, sem sinais de irritação peritoneal. O sinal de Giordano mostrou-se negativo. Foi solicitado exame de urina, o qual evidenciou hematúria. A radiografia simples de abdome mostrou a presença de cálculo.

Com base no caso apresentado, e considerando o diagnóstico de nefrolitíase, julgue os itens a seguir.

Para evitar a formação de novos cálculos, a dieta do paciente deve ser pobre em cálcio, com restrição de sal e proteínas, ingesta hídrica de pelo menos 2 L por dia.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere a acesso à informação, julgue os itens 84 e 85 com base no disposto na Lei n.º 12.527/2011 e no Decreto n.º 7.724/2011. Para os efeitos do Decreto n.º 7.724/2011, dados-processos são dados que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato; informação é o dado submetido a qualquer operação ou tratamento por meio de processamento eletrônico ou por meio automatizado com o emprego de tecnologia da informação; e informação pessoal é a informação submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado ou abrangida pelas demais hipóteses legais de sigilo.

Resolva a questão aqui ›


A ponta do ponteiro dos segundos de um relógio percorre 2 mm por segundo. A ponta desse ponteiro terá percorrido 1,44 km em

Resolva a questão aqui ›


As instalações elétricas de construções civis devem ser projetadas e executadas de forma a garantir eficiência e condições de segurança aos usuários. A respeito dessas instalações, julgue os itens a seguir.

Em unidades residenciais, quando um mesmo alimentador abastece vários aparelhos individuais de ar condicionado, deve haver uma proteção para o alimentador geral e uma proteção junto a cada aparelho, caso este não possua proteção interna própria.

Resolva a questão aqui ›