Paciente de 82 anos de idade, do sexo feminino, obesa, c...

Paciente de 82 anos de idade, do sexo feminino, obesa, compareceu a uma consulta em posto de saúde, há 2 dias, com queixa de dor abdominal em razão da cólica que se intensificou nas últimas horas e está acompanhada de distensão abdominal importante. A paciente é cronicamente constipada, evacua apenas com o uso de laxantes, não conseguiu evacuar com as medicações e está, há algumas horas, sem eliminar flatos. Nega cirurgias abdominais prévias. Ao exame físico, ela apresenta bom estado geral e está eupneica, afebril, taquicárdica. O abdome da paciente mostrou-se mais globoso, hipertimpânico, sem sinais de irritação peritoneal e ruídos hidroaéreos metálicos.

Com base no caso clínico hipotético apresentado, e considerando a possibilidade clínica de síndrome de obstrução intestinal, julgue os itens a seguir.

A obstrução intestinal, quando tratada com laparotomia exploradora, pode ter, como agravamento, a deiscência de suturas da parede abdominal. Geralmente, tal fato ocorre por erro técnico no fechamento aponeurótico. A paciente do citado caso clínico está sob risco para tal agravo porque ela é idosa, obesa e fará uma cirurgia de emergência.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis