Homem de 55 anos de idade, hipertenso, tabagista, alcooli...

Homem de 55 anos de idade, hipertenso, tabagista, alcoolista, foi atendido na emergência de um hospital com hemorragia digestiva alta, vomitando sangue vivo, em choque hipovolêmico. Nega uso recente de anti-inflamatórios e não tem histórico de patologias hepáticas.

Em relação ao referido caso clínico e considerando os conhecimentos médicos relacionados ao diagnóstico de hemorragia digestiva alta, julgue os itens a seguir.

As indicações para o tratamento cirúrgico de úlcera péptica são: instabilidade hemodinâmica a despeito de reposição vigorosa; falha do tratamento endoscópico; sangramento pequeno (porém contínuo); e necessidade de transfusões diárias.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Atenção: As questões de números 33 a 36 referem-se ao texto Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, de Ana Maria Ferreira Barcelos (In: Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, v. 7. n. 2, 2007).

Leia as afirmações abaixo:

I. A reflexão e a explicitação das crenças são fatores essenciais para que haja mudanças em relação a elas.

II. É preciso que haja uma desconstrução de algumas crenças para que outras possam ser incorporadas.

III. As crenças mais centrais de um indivíduo são baseadas em suas experiências atuais.

IV. Professores com muitos anos de experiência costumam ser menos resistentes a mudanças.

V. As crenças chamadas de “estimação” estão mais ligadas à identidade e à emoção de uma pessoa.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›


De acordo com a finalidade do exame citológico, deve-se empregar agente adequado para fixação da amostra. Acerca da possibilidade de utilização de determinado fixador de acordo com a finalidade do exame, julgue os itens subsequentes.

Solução de Duboscq-Brasil é usada para cultura de microrganismos.

Resolva a questão aqui ›


Entre os elementos básicos que sustentam a educação, estão os princípios da democracia e da cidadania. Compreender a relação entre a ética e a educação é essencial na luta pela construção de uma sociedade mais justa. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›