Paciente de sessenta e cinco anos de idade foi admitido ...

Paciente de sessenta e cinco anos de idade foi admitido no serviço de emergência com queixa de dispneia e edema de membros superiores e face havia quarenta e oito horas. Ele queixava-se também de diplopia havia meses. O médico plantonista percebeu, ao exame físico, a presença de circulação venosa colateral na parede torácica anterior.

A respeito desse quadro clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de síndrome da veia cava superior é o mais provável nesse caso.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito da evolução e classificação das formas de relevo, julgue os itens que se seguem.

Os fenômenos associados à formação de erosões lineares profundas são comandados por dois conjuntos de fatores ou condicionantes principais: os fatores antrópicos, como o desmatamento e formas de uso e ocupação do solo (agricultura, obras civis, urbanização etc.), que deflagram o processo erosivo; e uma série de fatores naturais, que determinam a intensidade dos processos, destacando-se, como os mais importantes, a chuva, a cobertura vegetal, o relevo, os tipos de solo e o substrato rochoso.

Resolva a questão aqui ›


Dois transformadores trifásicos de mesmas tensões nominais no primário e secundário, ambos com ligação no primário em triângulo e no secundário em estrela e com idêntico deslocamento angular no primário e secundário, um com potência nominal de 500 kVA e impedância de 5% e o outro com potência nominal de 750 kVA e impedância de 7,5%, são instalados ligados em paralelo. Quando a carga ligada ao secundário dos dois for 800 kVA, o transformador de 500 kVA transportará, aproximadamente, carga, em kVA, de

Resolva a questão aqui ›