Paciente do sexo feminino, de 78 anos de idade, hipertens...

Paciente do sexo feminino, de 78 anos de idade, hipertensa e diabética, mas bem controlada, com o uso de medicações orais, compareceu a uma unidade de saúde, reclamando de uma piora do respectivo quadro clínico. O índice de massa corporal da paciente é de 34 kg/m², mas a mensuração da massa magra pela impedanciometria está diminuída. A força de preensão palmar da paciente também encontra-se reduzida, assim como a performance funcional da mulher no teste de sentar e levantar. A paciente queixa-se de dificuldade para realizar algumas tarefas do dia a dia, como lavar as louças e preparar a comida, em razão da falta de força para elevar os braços. Ela reclama que está decepcionada com o próprio desempenho físico, pois costumava ser muito independente e agora precisa contratar uma faxineira para realizar o serviço pesado, o que a deixa triste, pois gostava muito de cuidar da casa e de realizar os serviços de jardinagem.

 Considerando o caso hipotético citado, as informações da Política de Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, as recomendações do Ministério da Saúde e as evidências médicas mais atuais, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico é de depressão, o que justifica as demais queixas de fraqueza e de perda de capacidade funcional.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O comportamento mecânico de materiais pode ser observado a partir dos diagramas de tensão versus deformação, obtidos em ensaios de tração. Com relação a tais diagramas, julgue os itens a seguir

O diagrama do alumínio apresenta patamar de escoamento bem definido.

Resolva a questão aqui ›