J.L.S., de quatro anos de idade, e A.R.S., de 67 anos de ...

J.L.S., de quatro anos de idade, e A.R.S., de 67 anos de idade, são neto e avô. Ambos moram no mesmo domicílio. J.L.S., é filho de M.L.S., filha de A.R.S. Já M.L.S. raramente comparece às consultas, em razão dos respectivos compromissos como provedora financeira da família. A.R.S. apresenta IMC de 33,4 kg/m² e J.L.S. apresenta-se na curva de IMC para a idade com z-escore acima de +3. A.R.S. também é tabagista e apresenta hipertensão e dislipidemia bem controladas com medicação.

A respeito da referida família e com base nos conhecimentos médicos relativos aos citados quadros clínicos, julgue os itens a seguir.

A dosagem de colesterol total está indicada para J.L.S.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens subsequentes, considerando o contexto histórico brasileiro a partir da última década da Primeira República.

A Revolução Constitucionalista de 1932 traduziu a insatisfação das elites políticas de São Paulo com o governo provisório de Getúlio Vargas, a despeito das demonstrações dadas pelo político gaúcho, em seus primeiros anos de exercício do poder nacional, de apreço pelo federalismo e de adesão aos princípios da democracia representativa moderna em voga no mundo.

Resolva a questão aqui ›


Na história aeronáutica brasileira recente, ocorreram dois trágicos acidentes, com os vôos 1907 e 3054, respectivamente em setembro de 2006, na selva de Mato Grosso, e em julho de 2007, na cidade de São Paulo. Durante os exames e a identificação dos corpos das vítimas, observou-se que as causas de morte predominantes nos dois acidentes foram diferentes. No primeiro caso, houve rompimento da estrutura da aeronave em pleno vôo, partição e liberação dos corpos a grande altura no ar, com queda sob árvores de floresta tropical. No segundo acidente, houve colisão e explosão seguida de incêndio no solo.

Em face dessas considerações e de aspectos médico-legais correlatos, julgue os itens a seguir, relativos aos acidentes acima mencionados.

Nos casos em que não se conseguisse completar a identificação do corpo ou fragmento, por nenhum dos métodos antigos ou recentes, o legista deveria fornecer a declaração de óbito informando causa indeterminada.

Resolva a questão aqui ›