Um paciente de sessenta e um anos de idade, com história...

Um paciente de sessenta e um anos de idade, com história prévia de revascularização miocárdica havia quatro anos, apresentava dispneia havia cinco meses. O ecocardiograma demonstrou função sistólica normal, sem derrame pericárdico, fluxo mitral com padrão restritivo e Doppler tecidual do anel mitral normal. O fluxo venoso pulmonar apresentou predominância diastólica. A velocidade da onda “E” transmitral diminuía com a inspiração e a velocidade da onda “E” transtricúspide aumentava significativamente com a inspiração. Observou-se adicionalmente movimentação septal interventricular em direção ao ventrículo esquerdo, sendo a espessura desse septo normal.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens seguintes.

No exame ecocardiográfico desse paciente, a presença de função sistólica normal com alterações do fluxo transtricuspídeo é compatível com o diagnóstico ecocardiográfico de doença de Ebstein.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 10 a 17.

A expressão “pelo menos” (l.32) poderia ser corretamente substituída por no mínimo, sem prejuízo do sentido original do período.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Ciência da Computação

Dois switches de camada 2 foram conectados por meio de conexões redundantes, com vistas a melhorar a disponibilidade da rede. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem. Diferentemente dos switches de camada 3 (layer-3), que permitem a gerência de rede por meio do TTL (time-to-live), os switches de camada 2 (layer-2), como o descrito na arquitetura apresentada, não impedem que haja loop na rede, algo que pode ser prevenido pelo protocolo STP (spanning tree protocol) com a implementação do algoritmo definido na IEEE 802.1.d.

Resolva a questão aqui ›


No que concerne a industrialização e racionalização das construções, julgue os itens a seguir.

As estruturas de esqueletos independentes e as paredes de simples vedação materializam de maneira inovadora o espaço habitável. Além da economia de material, é introduzido um novo valor: a redução do peso dos edifícios na busca de uma produção industrial do espaço habitável.

Resolva a questão aqui ›