Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, hipertenso,...

Paciente do sexo masculino, 55 anos de idade, hipertenso, tabagista (1 carteira de cigarro por dia há 30 anos), apresenta dispneia progressiva, edema em membros inferiores. Relata dispneia paroxística noturna. Ao exame físico, observou-se presença da 3a bulha, pressão arterial de 160 mmHg x 100 mmHg, estertores difusos na ausculta pulmonar, taquipneia, saturação de oxigênio de 90%. Foi realizado ecocardiograma, após manejo inicial do paciente, que evidenciou fração de ejeção de 34%, hipertrofia biatrial e hipertrofia de ventrículo esquerdo.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O BNP tem sido empregado como exame laboratorial no diagnóstico da insuficiência cardíaca, entretanto para prognóstico tem se mostrado ineficaz.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A busca por alimentos de preparo rápido e por alimentos diet e light exigiu da indústria alimentícia a atenção para o desenvolvimento de novos produtos e(ou) a adoção de novos ingredientes. Ingredientes alimentares são todas as substâncias, incluindo os aditivos alimentares, empregadas na fabricação de alimentos e que estejam presentes no produto final em sua forma original ou modificada, conforme Instrução Normativa Interministerial n.º 1/2004. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Em alimentos achocolatados, é comum a adição de lecitina de soja, que tem ação estabilizante, ou seja, favorece e mantém as características físicas das emulsões e suspensões.

Resolva a questão aqui ›


Depreende-se das informações do texto que, no que se refere ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a rede municipal de educação de Sobral – CE

Resolva a questão aqui ›


A organização dos conteúdos para o trabalho na área de música em instituições deverá priorizar a possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão por meio dessa linguagem. Sobre esta organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

Resolva a questão aqui ›