Um homem de 77 anos de idade, com dor no peito há 2 hora...

Um homem de 77 anos de idade, com dor no peito há 2 horas, de forte intensidade, em aperto, de início insidioso, associado a náuseas, vômitos, irradiada para membro superior direito, chegou ao pronto-socorro. Na admissão, o paciente estava com PA = 130 mmHg x 80 mmHg, com presença de B3 e estertores crepitantes difusos em todo o tórax. Foi, então, realizado um eletrocardiograma (ECG) na sala de emergência. Indagado pelo plantonista se possuía um ECG prévio, a esposa do paciente mostrou um ECG que tinha um bloqueio de ramo esquerdo prévio (BRE). No ECG atual, havia supradesnível do ST ≥ 5 mm em discordância com o QRS de V1-V3. Série de troponinas resultou positiva.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Pelos critérios de Sgarbossa, a partir do ECG, não há infarto agudo do miocárdio e sim, provavelmente, bloqueio de ramo esquerdo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito do planejamento estratégico como instrumento de melhoria da gestão nas organizações, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Atenção: As questões de números 45 a 47 referem-se ao gerenciamento de projetos, modelo PMI (PMBOK).

Os tipos de dependências ou de relações de precedência incluídos no MDP − Método do Diagrama de Precedência são em número de

Resolva a questão aqui ›


Julgue os próximos itens, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro, com base em uma perspectiva territorial. A Política Nacional de Desenvolvimento Regional trabalha com o conceito de mesorregião para seus recortes territoriais, com o objetivo de diminuir as desigualdades existentes no Brasil.

Resolva a questão aqui ›