Considere hipoteticamente que o paciente B. M. S., 38 ano...

Considere hipoteticamente que o paciente B. M. S., 38 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, dá entrada no pronto-socorro trazido pelo SAMU, apresentando quadro de dor na região abdominal e pelve. Ao ser recebido pelo médico plantonista, o paciente foi submetido ao exame físico no qual foram constatadas: vias aéreas pérvias, presença de colar cervical, ausculta respiratória abolida em hemitórax direito, ausculta cardíaca em ritmo regular (FC = 110 bpm; SatO2 = 87%; PA = 100 mmHg x 80 mmHg; FR = 26 irpm), escala de coma de Glasgow = 15, abdome discretamente doloroso à palpação em hipocôndrio esquerdo, com presença de hematoma em faixa transversa na região do hipogástrio.

No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O hematoma apresentado em abdome sugere lesão por cinto de segurança, o qual, em sua grande maioria, arremete à lesão transversa de cólon descendente.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com Arnaldo Süssekind, um de nossos juristas mais expressivos que participou da elaboração da CLT, os instrumentos da negociação coletiva contêm, sem dúvida, cláusulas que configuram sua normatividade abstrata, ao lado de outras de índole contratual, que estipulam obrigações concretas para as partes. Considere:

I. As cláusulas obrigacionais, como diz o próprio nome, estabelecem obrigações apenas para as partes convenentes.

II. As cláusulas normativas constituem o principal objetivo da negociação coletiva e o núcleo essencial do diploma que a formaliza. Correspondem a fontes formais do direito, incorporando-se aos contratos individuais dos trabalhadores que, durante sua vigência, forem empregados da empresa à qual se aplicar a convenção ou acordo coletivo.

III. Tanto as cláusulas normativas como as cláusulas obrigacionais se incorporam aos contratos individuais de trabalho de toda a categoria profissional.

IV. As cláusulas obrigacionais são aquelas que constituem o núcleo basilar dos acordos e convenções coletivas de trabalho e dizem respeito às condições de remuneração e de trabalho em geral da categoria profissional, e serão inseridas nos contratos individuais de toda a categoria, independente de qualquer filiação sindical.

Está correto o que consta APENAS em

Resolva a questão aqui ›


Uma urna contém 30 bolas numeradas de 1 a 30. Retirando-se uma bola aleatoriamente, qual a probabilidade de que ocorra um múltiplo de 3 ou um múltiplo de 5 ?

Resolva a questão aqui ›


As principais doenças que podem ser transmitidas por sangue e outros fluidos orgânicos são:

Resolva a questão aqui ›