Paciente de trinta e seis anos de idade, sexo feminino, ...

Paciente de trinta e seis anos de idade, sexo feminino, portadora de câncer de colo de útero com metástases para sistema nervoso central, pulmão e abdome está internada em uma enfermaria de cuidados paliativos para o controle de dor e dispneia. Não está fazendo tratamento modificador de doença. O oncologista assistente definiu cuidados paliativos exclusivos. Ela tem dois filhos pequenos, é divorciada, evangélica, secretária em gozo de auxílio-doença, tem ensino médio completo e morava com os pais e as crianças antes da internação. A paciente caminha pequenas distâncias, é incapaz de ajudar nas tarefas domésticas, apresenta períodos de desorientação, e sua ingesta via oral está reduzida, sendo necessário auxílio para levar a comida à boca. No terceiro dia de internação, ela queixou-se de cefaleia intensa em hemiface esquerda, nota 9 segundo a escala visual numérica, em pontada, associada à parestesia da mesma região. Está em uso de codeína 30 mg de oito em oito horas via oral. A paciente deseja que o pastor da sua igreja vá ao hospital para fazer uma oração com ela e a família e solicitou autorização do médico.

Julgue os itens a seguir, relativos a esse caso clínico.

A paciente e seus familiares (pais e filhos), acompanhados pela equipe multidisciplinar durante a internação, serão encaminhados a um serviço de psicologia mais próximo da residência após o falecimento da paciente, cessando o acompanhamento pela equipe.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Quanto ao Poder Judiciário, julgue os itens subseqüentes.

Aos tribunais de justiça dos estados pode ser atribuída a competência ordinária para processar e julgar o procuradorgeral de justiça nos crimes comuns ou de responsabilidade, desde que tal competência esteja estabelecida na Constituição do estado.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao trabalho em turnos, julgue os itens a seguir.

É desaconselhável que se institucionalizem períodos de cochilo noturno para trabalhadores que necessitem estar alertas durante o período da madrugada, pois esses períodos de cochilo tendem a diminuir a atenção do trabalhador nos 30 minutos subseqüentes ao despertar.

Resolva a questão aqui ›


Considerando as doenças febris, julgue os itens a seguir.

A febre tifoide é um quadro septicêmico. Para o diagnóstico microbiológico, é recomendado coprocultura na primeira e na segunda semanas de doença, quando ela possui maior sensibilidade, e hemoculturas na terceira semana de doença, quando possui maiores índices de positividade.

Resolva a questão aqui ›