Uma paciente de 32 anos de idade, preocupada pelo fato de...

Uma paciente de 32 anos de idade, preocupada pelo fato de sua tia materna ter falecido por um câncer de mama aos 58 anos de idade compareceu à consulta e o médico solicitou uma mamografia digital. A imagem do exame realizado é apresentada a seguir.

O laudo do exame revela mamas densas com ausência de nódulos, apresentando linfonodos no respectivo prolongamento axilar, com pequenos cistos distribuídos em ambas as mamas com até 3 mm de diâmetro em sua dimensão máxima. O radiologista atribuiu a classificação BIRADS escore 2 para ambas as mamas.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos relativos ao rastreamento do câncer de mama, julgue os itens a seguir.

É recomendado, para as mulheres, a realização de mamografia a cada 2 anos a partir dos 50 anos de idade
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação a anomalia de Ebstein, julgue os itens subsecutivos.

Nessa cardiopatia, considerando as fases iniciais da vida, as manifestações clínicas mais frequentes são a insuficiência cardíaca e as arritmias cardíacas.

Resolva a questão aqui ›


Portinari utilizou a razão áurea para compor harmoniosamente alguns de seus quadros. Para isto, ele se utilizou de um instrumento análogo ao representado na figura a seguir.

Considerando que os triângulos AFC, AEB e CDB sejam isósceles, de bases AC, AB e CB, respectivamente, e que , assinale a opção incorreta.

Resolva a questão aqui ›


Considerando a figura acima, que mostra uma janela do aplicativo Word 2003 com um documento em edição, julgue os seguintes itens.

O sublinhado do título foi adicionado utilizando-se a ferramenta

Resolva a questão aqui ›