Questão Q687570
2017 Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)
Prova: Concurso Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição) - Médico Residente Programa: Medicina Paliativa - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) do ano 2017 Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (2ª edição)

Uma paciente de 32 anos de idade apresenta metrorragia, ...

Uma paciente de 32 anos de idade apresenta metrorragia, dispareunia e sagramento vaginal pós-coital, com 5 meses de evolução, com linfoedema em membro inferior esquerdo. Submetida a exame ginecológico e posterior colposcopia, foi diagnosticada uma lesão vegetante no colo uterino, cuja biópsia revelou um carcinoma epidermoide grau 3. Foi realizada urografia excretora que evidenciou uma hidronefrose importante no rim esquerdo, com ausência de eliminação de contraste por esse órgão. O oncologista que a avaliou classificou-a no estádio IIIb.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Como não há excreção de contraste na urotomografia, deixa de existir a necessidade de realizar-se uma derivação da via urinária no rim esquerdo por nefrostomia, especialmente se houver marcada diminuição da relação córtico-medular daquele órgão, revelando, portanto, uma irreversibilidade da recuperação funcional do órgão.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...