Paciente primigesta de 23 anos de idade, no curso de 29 ...

Paciente primigesta de 23 anos de idade, no curso de 29 semanas de gestação, comparece a consulta de pré-natal. Ela fuma 10 cigarros ao dia desde os 13 anos de idade e apresenta exames laboratoriais, incluindo VDRL de 1/16. Refere alergia a penicilina.

Quanto ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Na prevenção primária de doenças cardiovasculares com estatinas, apresenta-se como fatores para determinar-se a meta terapêutica do colesterol LDL; a hipertensão arterial em tratamento ou não; o colesterol HDL baixo; a idade, a existência de história familiar precoce de doença coronariana, e o tabagismo, dependendo da carga tabágica.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No exame neurológico de uma criança de 4 anos, o encontro do sinal de McEwen, indica:

Resolva a questão aqui ›


Texto para as questões de 32 a 34

Uma jovem de vinte anos de idade, durante consulta ambulatorial, relatou dispneia aos esforços e edema de membros inferiores. Informou ter apresentado vários episódios de amigdalite durante sua adolescência. Ao exame clínico estava afebril, acianótica, frequência cardíaca de 85 bpm, pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg, com discreto edema, mole, frio e indolor nos pés. O exame cardiovascular mostrou ritmo cardíaco regular em dois tempos; hiperfonese da primeira bulha em área mitral; presença de hiperfonese; e desdobramento amplo e fixo da segunda bulha em foco pulmonar. Na área mitral, foi auscultado estalido de abertura da mitral, seguido de sopro diastólico (grau 3) e reforço pré-sistólico; na área pulmonar foi auscultado sopro sistólico (grau 3), sem irradiação. O restante do exame físico não apresentou anormalidades. O ECG de doze derivações revelou ritmo sinusal, sobrecarga atrial esquerda e bloqueio incompleto pelo ramo direito. A radiografia de tórax evidenciou sinais de hiperfluxo pulmonar, sem sinais de congestão pulmonar veno-capilar, aumento discreto da área cardíaca à custa do ventrículo direito e dilatação do tronco da artéria pulmonar.

Com base no caso clínico em apreço, assinale a opção correta acerca do estalido de abertura da válvula mitral observado no momento da ausculta.

Resolva a questão aqui ›


Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com relação ao que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro — Lei n.º 9.503/1997.

Joana pretende habilitar-se como condutora de veículos automotores e fazer o exame de direção veicular com veículo de quatro rodas com transmissão automática. Nesse caso, a pretensão de Joana encontra suporte nas resoluções do CONTRAN.

Resolva a questão aqui ›