Uma paciente com setenta e sete anos de idade procurou o...

Uma paciente com setenta e sete anos de idade procurou o serviço de emergência queixando-se de tosse produtiva com escarro de coloração amarelada acompanhada de febre e dor torácica, as quais tinham iniciado havia quatro dias. A paciente foi diagnosticada com pneumonia bacteriana e o médico receitou-lhe levofloxacina 750 mg/dia para ser usada por dez dias. Após três dias do término do tratamento, a paciente apresentou soluços, hiporexia e sonolência. Retornou ao serviço de emergência. Os resultados dos exames mostraram ureia de 170 mg/dL; creatinina de 4,7 mg/dL; e EAS com hematúria e eosinofilúria.

Com relação ao caso clínico precedente, julgue os próximos itens, considerando que o diagnóstico dessa paciente seja de nefrite intersticial aguda (NIA).

O achado clínico mais comum nessa doença é a instabilidade hemodinâmica acompanhada de rash cutâneo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Aos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, é assegurado o regime da previdência. Sobre esse assunto, considere as seguintes condições:

Os servidores que pretenderem se aposentar voluntariamente deverão se enquadrar numa das seguintes condições:

Resolva a questão aqui ›


Atenção: As questões de números 19 e 20 referem-se à Lei Complementar Estadual no 122/94, que dispõe sobre o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado.

Sobre o direito de petição, considere:

I. O pedido de reconsideração deve ser decidido em trinta dias, contados do seu registro no protocolo, importando denegação o silêncio da autoridade nesse prazo.

II. Não cabe recurso do indeferimento do pedido de reconsideração.

III. O recurso é dirigido à autoridade que tiver expedido o ato ou proferido a decisão.

IV. O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de trinta dias, a contar da publicação ou da ciência pessoal, pelo interessado, da decisão recorrida.

V. O direito de requerer prescreve em cinco anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial ou créditos resultantes das relações de trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›


Considerando que, em algumas questões judiciais, é de suma importância a atuação do psicólogo, especialmente no que tange à perícia, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›