NAS, dois anos e seis meses de idade, com peso de 13.200...

NAS, dois anos e seis meses de idade, com peso de 13.200 g, previamente saudável, sexo feminino, foi levada ao hospital com queixa de irritação, diminuição da urina e palidez. História da doença atual: a mãe referiu que a criança estava doente havia mais de dez dias, com diarreia e vômitos nos primeiros dias e, após poucos dias, chorosa; no dia do atendimento, a mãe a achou muito prostrada. Exame físico: PA = 115 mmHg × 50 mmHg; edema bipalpebral; ausculta pulmonar: murmúrios presentes com roncos; FR = 25 irpm; ausculta cardíaca = bulhas normofonéticas rítmicas; FC = 153 bpm; abdome globoso; RHA presentes; saturação de oxigênio em oximetria de pulso = 95%. Exames laboratoriais: hematócrito = 22 d/L, hemoglobina = 7,1 g/dL, leucócitos = 14.000, plaquetas = 95.000, ureia = 66 g/dL, creatinina = 3,2 g/dL, sódio sérico = 129 mEq/L, potássio sérico = 7,5 mEq/L. A paciente foi internada e ficou em observação da diurese. Após oito horas, evoluiu com instabilidade hemodinâmica, apresentou 20 mL de diurese e foi transferida para a UTI pediátrica. Com relação a esse caso clínico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Na síndrome hemolítico urêmica, a falência renal ocorre lentamente nas formas pós-infecciosas e é tipicamente oligúrica.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Lindzey (1977) cita oito teorias da personalidade. Uma delas diz respeito ao papel dos complexos e seu aparecimento por intermédio dos indicadores de complexos e foi desenvolvida por

Resolva a questão aqui ›


No que concerne à ablação de tumores pulmonares, julgue os itens seguintes. O derrame pleural pós-ablação ocorre em 25% a 30% dos casos.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere ao contexto conceitual e histórico dos movimentos modernos e contemporâneos, julgue os itens a seguir.

O movimento minimalista caracteriza-se pelo forte impulso do registro da marca pessoal do artista em suas obras, das expressões das emoções e do retorno de técnicas manuais tradicionais de produção da arte.

Resolva a questão aqui ›