Questão Q686697
2018 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH
Prova: Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH - Médico Área Obstetrícia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2018 Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH

Uma paciente de vinte e sete anos de idade, G0P0, casada,...

Uma paciente de vinte e sete anos de idade, G0P0, casada, compareceu à consulta ginecológica com queixa de dificuldade para engravidar mesmo após dois anos de tentativas. Relatou que havia oito meses vinha apresentando quadro de dismenorreia progressiva associada a aumento do fluxo menstrual. A ultrassonografia mostrou útero em anteversoflexão, com dois pequenos miomas intramurais em parede anterior. O resultado de colpocitologia oncótica recente estava normal. Referiu dois episódios de doença inflamatória pélvica tratados ambulatorialmente quatro anos antes.

A partir do caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem.

Para se classificar a infertilidade como sem causa aparente, é necessária a presença dos seguintes critérios mínimos: pesquisa de clamídea negativa, ciclo ovulatório normal, prolactina e TSH normais, espermograma normal e comprovação imaginológica da normalidade anatômica uterina e tubária, preferencialmente por via laparoscópica.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...