Uma paciente de 30 anos de idade, G3P2, com 31 semanas d...

Uma paciente de 30 anos de idade, G3P2, com 31 semanas de gestação, procura o pronto atendimento obstétrico referindo mal-estar, febre de 38,5 °C e diminuição de movimentação fetal. Ao ser perguntada, nega sintomas urinários e se lembra de que sentiu uma “água escorrendo pelas pernas” há dois dias, que havia cessado, mas que ocorreu hoje novamente. A paciente refere que não se preocupou no primeiro episódio, mas que hoje começou a sentir um “cheiro forte e fedorento” no líquido. Ela é tabagista e fez uso frequente de substâncias ilícitas na gestação. Nada mais é relevante na história clínica prévia. Ao exame, a paciente apresenta FC de 115 bpm, temperatura axilar de 40 °C e, ao exame especular, foi verificada a saída de líquido amniótico fétido pelo orifício cervical e, na ausculta fetal, constatou-se BCF de 181 bpm, com desacelerações.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos relacionados à ruptura prematura de membranas e à infecção ovular, julgue os itens a seguir.

Nos casos de infecção ovular, a via de parto indicada é sempre a cesariana, pois melhora os índices de comprometimento do recém-nascido e diminui o risco de infecções graves na mãe.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis