Em relação aos tumores do nervo óptico, assinale a altern...

Em relação aos tumores do nervo óptico, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. Proptose não axial e edema do disco óptico são compatíveis com glioma do nervo óptico.
  • B. Em crianças com glioma do nervo óptico, o diagnóstico de neurofibromatose tipo 1 sugere pior prognóstico.
  • C. O espessamento e a calcificação da bainha do nervo óptico à tomografia orbitária são compatíveis com meningioma.
  • D. Obscurecimentos visuais transitórios e restrição dos movimentos oculares, especialmente a elevação, são compatíveis com o diagnóstico de meningioma.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito da relação do Zika vírus e da microcefalia, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Uma mulher com 28 anos de idade, bancária, começou a ter dificuldade para digitar textos com a mão direita, por dormência no 4.º e no 5.º quirodáctilos. Ela foi examinada pelo médico da empresa em que trabalhava e teve o diagnóstico de lesão por esforço repetitivo, além de pitiríase alba, devido a manchas hipocrômicas no antebraço direito e na mão ipsilateral. Durante um churrasco, a paciente se queimou com as brasas, mas, apesar das lesões e da formação de bolhas na mão direita, não sentiu dor. Após esse episódio, voltou a procurar auxílio médico.

De acordo com o caso hipotético acima, julgue os itens a seguir.

Paralisia facial periférica e outras mononeurites podem ser causadas por esclerose múltipla. A paciente deve ser submetida, portanto, à realização de ressonância magnética do neuroeixo.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 38 anos de idade comparece à consulta médica com queixa de ausência de menstruação há 10 meses. Nesse período, notou que está mais irritada, com piora na qualidade do sono e despertares noturnos por calor excessivo, mesmo com temperatura ambiente amena. Com base nesse histórico, o médico solicitou dosagens de FSH, LH, prolactina e TSH, além de curva glicêmica e ecografia transvaginal.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

É recomendável que as mulheres com falência ovariana precoce façam, se possível, rastreamento para pré-mutação FMR1 (X-frágil), para aconselhamento genético.

Resolva a questão aqui ›