Considerando que um paciente de 56 anos de idade, portado...

Considerando que um paciente de 56 anos de idade, portador de artrite reumatoide, seja encaminhado ao serviço de radiologia para avaliação por ressonância magnética, julgue os itens a seguir, em relação aos achados relacionados à doença de base. O pannus fibrótico apresenta-se mais hipointenso em T2 e tem hiporrealce em comparação com a sinovite aguda.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um condutor trafegando com seu automóvel a 90 km/h numa rodovia pavimentada em trecho reto, fica de repente sem freios. A atitude correta, nesse caso, é

Resolva a questão aqui ›


Mulher, 42 anos, observa massa palpável em região cervical esquerda e refere diarreia de início recente. Ultrassom de região cervical revela nódulo tireoidiano de 1,8 cm em lobo esquerdo. TSH, T4L normais; calcitonina elevada.

O diagnóstico mais provável é:

Resolva a questão aqui ›


Gabriela, de 14 anos de idade, contra sua vontade, foi levada à consulta pela mãe, muito preocupada porque a filha vem perdendo peso e está sem mestruar há 2 meses. A mãe relatou que há seis meses o pai está desempregado, o que levou a uma queda brusca na situação financeira da família e a problemas de relacionamento em casa. Desde essa época, Gabriela nega-se a sentar-se à mesa com a família para as refeições e a sair com as amigas. A mãe disse ainda que a filha nunca lhe trouxe preocupações ou problemas, sempre foi uma menina exemplar. Recentemente, diante de situações novas, ela apresenta crises nervosas com suores, tremores, náuseas e dor abdominal. Quando questionada a respeito de sua magreza, nega estar muito magra e diz ter medo de ficar gorda. Ao exame clínico, apresenta-se com palidez cutaneomucosa de ++/4, peso: 33 kg, altura: 155 cm, IMC para idade: 13,75, PA: 110 mmHg × 70 mmHg, FC = 60 bpm, Tanner M4 e P4, unhas quebradiças, sem sinais de desidratação, força muscular preservada e exame neurológico sem alterações.

Com relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

As principais substâncias responsáveis pela patogênese da anorexia são a norepinefrina e a serotonina, que, em altos níveis, podem ser responsáveis pela perda de saciedade e de fome, levando ao quadro de algumas alterações psiquiátricas do paciente com essa patologia.

Resolva a questão aqui ›