Paciente de 75 anos de idade, do sexo masculino, encontr...

Paciente de 75 anos de idade, do sexo masculino, encontrava-se acamado e totalmente dependente de cuidador para auxiliar em AVD em virtude de um AVC ocorrido havia cerca de 6 meses. Esse AVC havia deixado o paciente com hemiparesia direita e disartria moderada. Havia cerca de 2 semanas, os familiares começaram a notar que o paciente evoluiu para o quadro de letargia progressiva e rebaixamento do nível consciência, sendo levado para avaliação em consulta no pronto-socorro. Durante avaliação médica, apresentava rebaixamento importante (ECG = 10 pontos), hemiparesia direita (sequelar), além de letargia importante. AC = RC2T com BNF, AP = MVF sem RA. Foram realizados exames laboratoriais no PS, que demonstravam hemoglobina = 10 g/dL, leucócitos = 7.000/m3, m plaquetas = 190.000/mm3, TGO = 45 UI/L, TGP = 28 UI/L, CPK = 70 UI/L, creatinina = 1,3 mg/dL, ureia = 60 mg/dL, K + = 3,7 mEq/L, Na = 165 mEq/L, cálcio sérico = 9,0 mEq/L, Mg = 2,1 mEq/L, EAS normal. Após o resultado dos exames laboratoriais, o diagnóstico foi de hipernatremia.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos a ele, julgue os itens a seguir.

O uso crônico de medicações como lítio pode causar aparecimento de diabetes insípidos com risco de desenvolvimento de hipernatremia, devendo-se, sempre, realizar pesquisa de medicamentos em uso por esses pacientes.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca do planejamento estratégico, julgue os itens de 51 a 65.

A estratégia da liderança, no custo total, se caracteriza por direcionar os esforços da empresa no controle e redução dos custos com produção, armazenamento, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, publicidade e vendas.

Resolva a questão aqui ›


Acerca desse texto e das bases biológicas e evolutivas do comportamento, julgue os itens a seguir.

As memórias emocionais associadas ao medo condicionado são observadas em muitas espécies animais.

Resolva a questão aqui ›


Na natureza tudo está em constante movimento, o que resulta das forças não balanceadas que atuam sobre as partículas existentes. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens. A velocidade de uma reação química, definida como a taxa de formação dos produtos, é diretamente proporcional à massa dos reagentes presentes na reação, ou seja, quanto maior a massa dos reagentes, maior a velocidade da reação.

Resolva a questão aqui ›