Paciente de 75 anos de idade, do sexo masculino, encontr...

Paciente de 75 anos de idade, do sexo masculino, encontrava-se acamado e totalmente dependente de cuidador para auxiliar em AVD em virtude de um AVC ocorrido havia cerca de 6 meses. Esse AVC havia deixado o paciente com hemiparesia direita e disartria moderada. Havia cerca de 2 semanas, os familiares começaram a notar que o paciente evoluiu para o quadro de letargia progressiva e rebaixamento do nível consciência, sendo levado para avaliação em consulta no pronto-socorro. Durante avaliação médica, apresentava rebaixamento importante (ECG = 10 pontos), hemiparesia direita (sequelar), além de letargia importante. AC = RC2T com BNF, AP = MVF sem RA. Foram realizados exames laboratoriais no PS, que demonstravam hemoglobina = 10 g/dL, leucócitos = 7.000/m3, m plaquetas = 190.000/mm3, TGO = 45 UI/L, TGP = 28 UI/L, CPK = 70 UI/L, creatinina = 1,3 mg/dL, ureia = 60 mg/dL, K + = 3,7 mEq/L, Na = 165 mEq/L, cálcio sérico = 9,0 mEq/L, Mg = 2,1 mEq/L, EAS normal. Após o resultado dos exames laboratoriais, o diagnóstico foi de hipernatremia.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos correlatos a ele, julgue os itens a seguir.

Uma das complicações da correção da hipernatremia é o edema celular, que pode causar complicações graves no sistema nervoso central.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens que se seguem, relativos a noções de mineração de dados, big data e aprendizado de máquina. Situação hipotética: Na ação de obtenção de informações por meio de aprendizado de máquina, verificou-se que o processo que estava sendo realizado consistia em examinar as características de determinado objeto e atribuir-lhe uma ou mais classes; verificou-se também que os algoritmos utilizados eram embasados em algoritmos de aprendizagem supervisionados. Assertiva: Nessa situação, a ação em realização está relacionada ao processo de classificação.

Resolva a questão aqui ›


De acordo com as disposições do ECA que regulam os direitos fundamentais da criança e do adolescente, julgue os itens de 62 a 65. O guardião não pode incluir a criança sob sua guarda como beneficiário de seu sistema previdenciário porque a guarda não confere à criança a condição de dependente do guardião.

Resolva a questão aqui ›


A partir dessas informações e considerando a tabela-verdade e os circuitos mostrados nas figuras I, II e III acima, julgue os itens que se seguem.

O circuito da figura III implementa a função lógica

Resolva a questão aqui ›