Paciente do sexo feminino, de 64 anos de idade, em consul...

Paciente do sexo feminino, de 64 anos de idade, em consulta ambulatorial, refere quadro de astenia, parestesia em membros inferiores, plenitude pós-prandial e tontura postural. Apresenta exames que evidenciaram proteinúria de 24 horas: 4,0 g e biópsia renal com expansão mesangial com depósito fibrilar. Ao exame físico, aferiu-se PA de pé = 100 mmHg x 60 mmHg e PA sentada = 120 mmHg x 80 mmHg.

Com base no caso clínico apresentado e considerando os conhecimentos médicos corretos, julgue os itens a seguir.

No caso apresentado, é incomum a presença de hematúria na amiloidose.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com o crescimento do setor da construção civil, o Brasil se tornou um gigante canteiro de obras. Um fator primordial nos canteiros de obra é a condição de trabalho dos trabalhadores da construção civil. Qual norma regulamentadora traz parâmetros para essas condições?

Resolva a questão aqui ›


Considerando que bancos centrais normalmente têm o controle monetário de seus países visando ao controle inflacionário e equilíbrio fiscal, julgue os itens subsequentes.

Base monetária de um país consiste das reservas bancárias mais papel moeda emitido por este país.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, a respeito de protocolo. Caso, ao efetuar o recebimento no setor de protocolo, seja identificado que o destinatário não pertence à estrutura do órgão, o procedimento adotado será o descarte da correspondência.

Resolva a questão aqui ›