Um paciente com dezessete anos de idade, sistemicamente ...

Um paciente com dezessete anos de idade, sistemicamente saudável, compareceu ao consultório odontológico queixando-se de mobilidade nos dentes 11, 36 e 46. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista verificou que o paciente apresentava 28 dentes e nenhuma lesão de cárie. O aspecto gengival era aparentemente saudável e não havia presença significativa de cálculo. Contudo, o exame periodontal revelou que os dentes 11, 36 e 46 apresentavam sangramento abundante à sondagem. O dente 11 apresentou 10 mm de profundidade de sondagem na região mesiopalatina, enquanto os dentes 36 e 46 apresentaram 9 mm de profundidade de sondagem na região centro-vestibular e 10 mm na região mesiovestibular, sem recessão gengival. Ambos os dentes (36 e 46) apresentaram lesão de furca de grau 3, sem recessão gengival. A mobilidade registrada no dente 11 foi de grau 2, e a nos dentes 36 e 46, de grau 3. O exame radiográfico demonstrou perda óssea vertical nas respectivas faces dos dentes 11, 36 e 46 e confirmou lesão de furca nos dentes 36 e 46.

No que se refere a esse caso clínico, julgue os próximos itens.

Uma vez que não há presença significativa de cálculo e o aspecto gengival é aparentemente normal, a terapia periodontal indicada para o paciente consiste em instrução de higiene bucal, prescrição de amoxicilina e metronidazol de uso sistêmico e bochecho com clorexidina 12% durante quatorze dias.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A goniometria corresponde à parte da topografia que estuda os aparelhos, processos e métodos utilizados na avaliação numérica dos ângulos, verticais ou horizontais. Os ângulos verticais (em equipamentos topográficos modernos) podem ser medidos a partir da vertical do lugar (com origem no zênite ou no nadir). Os ângulos horizontais são medidos em relação ao plano horizontal e podem ainda receber a seguinte subdivisão: aqueles referenciados pelos próprios alinhamentos e os que têm relação com uma direção constante. A direção constante ou linha de referência pode ser verdadeira, magnética ou hipotética, de acordo com o meridiano tomado como referência.

Tendo as informações acima como referência, julgue os próximos itens com relação aos ângulos e às orientações dos alinhamentos.

No segundo quadrante (SE), o rumo é obtido pela seguinte fórmula: rumo = 180º + azimute.

Resolva a questão aqui ›


Em relação às modalidades tarifárias previstas na Resolução Normativa n.º 414/2010 da ANEEL e alterações, julgue os itens a seguir.

Na modalidade tarifária horária azul, há diferenciação da demanda de potência para os postos tarifários na ponta e fora de ponta; na modalidade tarifária horária verde, uma única tarifa de demanda de potência é aplicada.

Resolva a questão aqui ›


Um consultor foi contratado por uma grande empresa para desenvolvimento de um projeto de análise organizacional, visando identificação de problemas e formulação de soluções relativas à estrutura e aos métodos e processos de trabalho. Por limitações de tempo e de recursos, o consultor precisa decidir entre entrevistas ou questionários como instrumento de levantamento de informações. A entrevista apresenta, em relação ao questionário, as seguintes vantagens, entre outras:

Resolva a questão aqui ›