Pichon Rivière, reconhecido criador de conceitos originai...

Pichon Rivière, reconhecido criador de conceitos originais acerca de Grupos Operativos, descreveu quatro tipos de lideranças: autocrática, laissez-faire, democrática e demagógica. A esse respeito, avalie as afirmações.

I. A liderança autocrática alude a um estado de negligência e, por isso, seu maior risco consiste na falta de um continente para as angústias, dúvidas e limites, sendo que daí decorre uma alta possibilidade da prática de actings de natureza maligna.

II. A liderança laissez-faire habitualmente é exercida por pessoas de características obsessivo-narcisistas, sendo que ela é própria de grupos compostos por pessoas inseguras e que não sabem fazer um pleno uso de sua liberdade.

III. A liderança democrática não deve ser confundida com uma liberalidade ou licenciosidade, pelo contrário, uma democracia sadia implica em uma hierarquia, com a definição de papéis e funções, e num claro reconhecimento dos limites e das limitações de cada um.

IV. A liderança demagógica é aquela na qual o líder costuma ter uma característica do tipo “falso self”, sendo que a sua ideologia é construída mais em cima de frases retóricas do que de ações reais.

Está correto apenas o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis