A expressão estrutura de personalidade é de significativa...

A expressão estrutura de personalidade é de significativa relevância para o entendimento da dinâmica psicológica na perspectiva da psicanálise freudiana. De acordo com essa perspectiva, a gênese da personalidade, de modo geral, pauta-se em uma evolução psíquica do sujeito, a qual processa-se em algumas etapas. Analise as afirmativas referentes a esse processo.

I. O estado inicial da criança é de indiferenciação psicossomática. Mas, aos poucos, ocorre a diferenciação eu-outros.

II. Progressivamente o psiquismo organiza-se (“cristaliza-se”), estabelecendo, a partir do modo de ligação dos seus elementos psíquicos, uma organização interna que já não poderá variar posteriormente.

III. A pré-organização para a constituição da personalidade ocorre a partir da diferenciação eu-outros, das linhas de força determinadas pelos conflitos, frustrações, efeitos das pulsões e da realidade, pelas defesas do ego e suas reações aos impulsos internos e estímulos externos.

IV. As relações com os pais e também as relações com todos os membros do contexto social e educativo são fundamentais para que, dentre outras coisas, as defesas comecem a se organizar de modo mais estável e o ego tente controlar as dificuldades criadas tanto pela realidade, quanto pelas pulsões.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis