Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguin...

Em atendimento psicológico, um homem apresentou o seguinte quadro clínico: saíra do serviço público há cerca de cinco meses, o que o fez afastar-se do convívio com amigos, familiares e ex-colegas de trabalho; foi deixando de se alimentar gradativamente, pois lhe faltava apetite; dormia pouco e não tinha preocupações com higiene pessoal e aparência. Perdeu dezesseis quilos em quatro meses. Apresentava anorexia, insônia, apatia e inércia, chegando a fazer suas necessidades fisiológicas nas próprias vestes. Já havia sido internado por tentativa de suicídio por enforcamento. Na enfermaria mostrava-se inibido, com lentificação psicomotora severa, mímica facial contraída. Falava pouco, e quando o fazia era com voz baixa, sussurrando, para afirmar que “nada valia a pena” e que toda a sua vida tinha sido em vão. Sentia-se vazio e afirmava ter cometido todo tipo de vilania.

Com relação ao caso clínico apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsecutivos.

A mania e a melancolia são conhecidas apenas como estrutura perversa afetiva, sendo a mania uma hiperinflação egóica — loucura dos ritmos e ciclos da vida —, e a melancolia um esvaziamento egóico — ausência de ciclicidade e ritmos na vida.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No decorrer da execução fiscal houve a alteração da lei orçamentária anual, devidamente aprovada pela Câmara Municipal. A modificação incorporou um dispositivo determinando que a primeira escola de ensino fundamental, concluída no exercício, deverá ser denominada “Escola Municipal Dr. João dos Santos”, nome do atual prefeito. Da análise do cumprimento aos princípios orçamentários, é correto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


Assinale a opção correta no que concerne ao mandado de segurança.

Resolva a questão aqui ›


Considere que a característica da bactéria mencionada no texto I, de defender-se por meio da produção de antibióticos, seja incorporada a um animal e gerada por um único par de alelos que apresente relação de dominância, sendo o caráter dominante a produção do antibiótico. Com base nessas informações e nos conceitos de genética, julgue os itens que se seguem.

A probabilidade de se obter um animal capaz de produzir o antibiótico a partir do cruzamento de dois animais capazes de produzir o antibiótico é igual a 1.

Resolva a questão aqui ›