Todos podem definir normalidade. O conceito de normal e p...

Todos podem definir normalidade. O conceito de normal e patológico é extremamente relativo. Não é possível discutir a questão da normalidade e da patologia sem retomar as contribuições de Freud para a questão. Para a Psicanálise, o que é normalidade? Assinale a alternativa que melhor define normalidade para Freud.
  • A. Normalidade como ausência de sintomas, de sinais ou de doenças. Neste sentido, normal é o indivíduo não portador de um transtorno mental definido.
  • B. Completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente como ausência de doença.
  • C. A definição se fundamenta sobre o conceito de normal e seu oposto, anormal (lido como patológico), a verdade é que o problema de conceituação desses termos não foi resolvido, nem ao menos ficou delineada a fronteira que os delimita e, por condição, define.
  • D. O que numa sociedade é considerado normal, adequado, aceito ou mesmo valorizado, em outra sociedade ou em outro momento histórico pode ser considerado anormal, desviante ou patológico.
  • E. É uma questão de grau e não de natureza, isto é, nos indivíduos normais e nos anormais existem as mesmas estruturas de personalidade e de conteúdo, que, se mais, ou menos, ativadas, são responsáveis pelos distúrbios no indivíduo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A violência sexual contra crianças e adolescentes é, em geral, mantida em segredo por anos, até que as vítimas consigam revelar os abusos ou alguém os denuncie. Nesses casos, é muito importante

Resolva a questão aqui ›


Paciente, 36 anos de idade, vai à consulta com queixa de corrimento vaginal que se iniciou há uma semana.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Se, ao exame a fresco, forem observadas clue cells, deve-se tratar com metronidazol por sete dias.

Resolva a questão aqui ›


Um engenheiro deseja calcular a potência mínima requerida para o motor de um carro de transferência de panela de aço com peso de 2000 kN. Sabe-se que a superfície de operação é plana, o coeficiente de resistência estacionária ao movimento é de 0,020, o tempo de aceleração é de 5 segundos, o rendimento da transmissão do motor é de 0,80 e a velocidade de translação desejada é de 0,80 m/s.

Desse modo, a potência mínima requerida para esse motor é de

Resolva a questão aqui ›