No campeonato brasileiro de futebol de 2014, os quatro úl...

No campeonato brasileiro de futebol de 2014, os quatro últimos colocados da série A foram rebaixados, ou seja, tiveram de participar da série B em 2015. Já os quatro primeiros da série B foram promovidos, ganhando o direito de disputar a série A em 2015. Os gráficos mostram a distribuição, por estado, dos 20 times da série A em 2014 e 2015.

Em 2014, foram rebaixados para a série B dois times da Bahia, um do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina. Dessa forma, em 2014, foram promovidos para a série A

  • A. dois times de Santa Catarina, um de São Paulo e um do Rio de Janeiro.
  • B. dois times de Santa Catarina, um de São Paulo e um de Minas Gerais.
  • C. um time de Santa Catarina, um de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais.
  • D. um time de Santa Catarina, um do Rio de Janeiro, um de Minas Gerais e um da Bahia.
  • E. um time de Santa Catarina, dois de São Paulo e um de Minas Gerais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens de 33 a 35, relativos a aspectos antecedentes à construção de Brasília. As dimensões e os limites territoriais atuais do Distrito Federal são os mesmos propostos pelo relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central chefiada pelo cientista belga Luiz Cruls.

Resolva a questão aqui ›


Analise as afirmativas a seguir concernentes aos limites e possibilidades do controle social na realidade atual.

I. Impulsionada por um arcabouço legal assegurado na Constituição de 1988, fruto de lutas sociais, a participação social passa de um status de proibição, no período da Ditadura, a um status de obrigatoriedade.

II. Os mecanismos de controle social foram implementados a partir dos anos 1990, num cenário de regressão dos direitos sociais, de mundialização do capital, que tem na financeirização da economia um novo estágio de acumulação capitalista.

III. As lutas em torno da saúde, potencialmente, podem articular a pequena política à grande política, ao desconsiderar a determinação econômica, social e política do processo saúde e doença, entendido como resultado das relações sociais numa sociedade de classes.

Estão corretas as afirmativas:

Resolva a questão aqui ›


Acerca da psicopatologia, julgue os itens a seguir. Poriomania refere-se ao comportamento de andar a esmo, viajar sem um motivo aparente.

Resolva a questão aqui ›