Na serralheria da prefeitura do campus de uma universidad...

Na serralheria da prefeitura do campus de uma universidade, existe um ambiente cuja exposição ao ruído tem sido objeto frequente de reclamações por parte dos trabalhadores locais. Nesse ambiente, estão instaladas duas máquinas idênticas que geram altos níveis de ruído. Após uma avaliação da exposição ao ruído no ambiente, o laudo apresentou a conclusão de que a dose de exposição ao ruído no local é de 110%.

Em relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

As únicas doenças profissionais que podem ser geradas pela exposição ao ruído são a redução auditiva e a surdez.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Analise o perfil e modelo apresentados:

Resolva a questão aqui ›


Verificou-se alta mortalidade de búfalos em determinada propriedade rural. Os animais apresentavam dificuldade de locomoção, caracterizada por andar cambaleante e duro, que afetava principalmente os membros posteriores, evoluindo para os membros anteriores, cabeça e pescoço. Apresentavam também bradicardia e respiração dispnéica, dificultosa, diafragmática (abdominal). Essa mortalidade foi associada ao hábito dos animais de se banharem em poças de águas estagnadas. O diagnóstico para esse caso foi de botulismo.

Com base nas informações apresentadas na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

O botulismo pode ser eficazmente tratado com aplicações parenterais de tetraciclina, na dose de 5 mg/kg de peso vivo.

Resolva a questão aqui ›


Os resíduos sólidos são materiais heterogêneos resultantes das atividades humanas e da natureza e podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros benefícios, proteção à saúde pública e economia de recursos naturais. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A análise do ciclo de vida de um produto é o estudo das consequências dos impactos ambientais desse produto sobre a saúde humana e a qualidade ambiental.

Resolva a questão aqui ›