A. Deter...

É atribuição da CIPA:
  • A. Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização pelo trabalhador, de EPI.
  • B. Colaborar no desenvolvimento e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
  • C. Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas Normas Regulamentadoras (NRs) aplicáveis às atividades executadas pela empresa e seus estabelecimentos, quando houver e couber.
  • D. Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir, até eliminar, os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.
  • E. Registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais com preenchimento dos quesitos descritos nos modelos constantes nos anexos da NR-5.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Marque a alternativa incorreta referente à forma reduzida do adjetivo pátrio.

Resolva a questão aqui ›


É praticamente impossível que qualquer forma de injúria à polpa seja totalmente evitada durante procedimentos restauradores. Além do trauma decorrente do preparo cavitário, agentes químicos provenientes dos materiais e infiltração bacteriana podem provocar reações pulpares adversas. Julgue os itens a seguir relativos a procedimentos de proteção do CDP em que se utiliza sistema adesivo.

I Em cavidades muito profundas (menos de 0,5 mm de espessura dentinária), a proteção de agentes forradores e bases pode ser substituída pela hibridização.

II Imperfeições na hibridização da dentina podem resultar em sensibilidade pós-operatória prolongada ao frio e sensibilidade à pressão mastigatória.

III A contração das fibrilas colágenas expostas, após condicionamento ácido na dentina, é que permite a penetração do sistema adesivo.

IV A capacidade do material restaurador de selar as margens da cavidade e de prevenir a microinfiltração é a variável mais importante na determinação da reação pulpar, após condicionamento ácido sobre a dentina.

A quantidade de itens certos é igual a

Resolva a questão aqui ›


Antes de dar início à instalação de unidade industrial de produção de roupas no Município X, Julio Cesar consulta seu advogado acerca dos procedimentos prévios ao começo da construção e produção. Considerando a hipótese, assinale a afirmativa correta.

Resolva a questão aqui ›