Acerca da NR 32, que estabelece as diretrizes básicas par...

Acerca da NR 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implantação de medidas de proteção e segurança à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, julgue os próximos itens.

Todo trabalhador dos serviços de saúde deve receber gratuitamente as vacinas contra tétano, difteria, hepatite B.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à influência do ambiente na produção animal, julgue os itens que se seguem.

Para galinhas poedeiras alojadas em gaiolas, o enriquecimento ambiental com objetos denominados brinquedos tem efeito positivo, pois proporciona maior bem-estar, demonstrado pelo comportamento calmo dessas aves.

Resolva a questão aqui ›


Um enfermeiro se recusou a participar de um procedimento de interrupção de gestação de uma mulher, embora se tratasse de caso em que há aprovação legal. Nessa situação hipotética, a recusa do enfermeiro:

Resolva a questão aqui ›


De maneira geral, a utilização de sistemas de estimulação cardíaca artificial (marca-passos) temporários ou definitivos, nos quais um estímulo elétrico despolariza o tecido cardíaco, é indicada quando há presença de bradiarritmia grave que desencadeia sinais ou sintomas de redução da perfusão sanguínea cerebral ou de descompensação hemodinâmica. Acerca desses sistemas artificiais de estimulação cardíaca, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um paciente portador de miocardiopatia chagásica crônica teve implantado um marca-passa artificial definitivo (modo VVI) há 30 dias. Desde então, vem apresentando tonturas, vertigens, acentuação da dispnéia, ortopnéia, edema de membros inferiores, hipotensão arterial, 1.ª bulha cardíaca em canhão e onda a em canhão no pulso venoso jugular. O eletrocardiograma convencional evidencia ritmo de marcapasso artificial com freqüência ventricular média de 62 bpm, com o marca-passo apresentando comando adequado.

Nessa situação clínica, a suspeita é de síndrome do marcapasso.

Resolva a questão aqui ›