O serviço social, como profissão na sociedade capitalista...

O serviço social, como profissão na sociedade capitalista, deve ser entendido no contexto sócio-histórico de acirramento das contradições entre o capital e o trabalho na consolidação do capitalismo monopolista. É nesse contexto que a questão social torna-se a base de justificação para a atuação desse profissional especializado. A premissa de que a profissionalização do serviço social, enquanto especialização do trabalho coletivo, está intimamente ligada à emersão da questão social requer, do assistente social, o reconhecimento dessa questão em uma perspectiva de totalidade. Acerca da questão social, considere as afirmativas abaixo.

I A questão social deve ser compreendida como um fenômeno contemporâneo, e suas múltiplas expressões são desconectadas de sua gênese comum e dos processos políticos consensuais que as criam e as transformam.

II A questão social é indissociável da sociabilidade erguida sob o comando do capital e dos efeitos que produz sobre o conjunto da classe trabalhadora, o que se encontra na base de exigência de políticas sociais públicas.

III A questão social diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado.

 IV A questão social diz respeito aos problemas vivenciados pelos indivíduos, como alcoolismo e desemprego, entre outros, e a intervenção do assistente social deve ser de aconselhamento a esses indivíduos.

Sobre a questão social, estão corretas as afirmativas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis