A abordagem das questões relativas ao uso de álcool e out...

A abordagem das questões relativas ao uso de álcool e outras drogas exige do profissional de saúde uma ação para a qual devem concorrer diferentes saberes. Sobre o assunto, julgue os itens que se seguem. A Organização Mundial de Saúde não recomenda a implantação de medidas preventivas entre os usuários de drogas injetáveis para reduzir o seu uso e ao mesmo tempo reduzir os riscos, quanto à infecção pelo HIV e demais patógenos de transmissão sanguínea e sexual.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito da técnica da PCR, que consiste na amplificação enzimática de uma sequência de DNA de interesse, julgue os próximos itens.

A PCR consiste em nada mais que ciclos de desnaturação por aquecimento, hibridização aos primers e síntese enzimática de DNA, que ocorrem em temperatura constante.

Resolva a questão aqui ›


Com referência a anestesia em neurocirurgia e ao quadro clínico de um paciente de 54 anos de idade, com tumor medular na altura de L4-L5 e que será submetido a ressecção cirúrgica, julgue os itens a seguir.

Em neurocirurgia intracraniana, o anestésico inalatório menos indicado é o isoflurano, devido à sua maior interferência no processo de auto-regulação do fluxo sanguíneo cerebral.

Resolva a questão aqui ›


Sobre os princípios orçamentários, analise as assertivas abaixo.

I. Segundo o princípio da Unidade, todas as receitas devem ir para conta única do Tesouro Nacional, operacionalizada pelo Banco do Brasil.

II. O princípio da Universalidade estabelece que a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve ser elaborada por cada estado, município, pelo Distrito Federal e pela União.

III. O princípio do Equilíbrio Orçamentário estabelece que as despesas autorizadas não serão superiores à previsão das receitas.

IV. Segundo o princípio da não afetação das receitas, é vedada a vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa, ressalvadas a repartição do produto da arrecadação dos impostos a que se referem os artigos 158 e 159 da CF/1988, a destinação de recursos para as ações e serviços públicos de saúde, para manutenção e desenvolvimento do ensino e para realização de atividades da administração tributária e a prestação de garantias às operações de crédito por antecipação de receita.

É correto o que se afirma em

Resolva a questão aqui ›