A Constituição Federal de 1988, no artigo 196, assegura q...

A Constituição Federal de 1988, no artigo 196, assegura que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução das doenças e agravos, preconizando o acesso universal e igualitário. Assim, podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    O atendimento à saúde, em todos os níveis, é garantido através do acesso universal.

  • B.

    assistência à saúde deverá ser estruturada de forma diferenciada para as populações urbanas e rurais.

  • C.

    O Sistema Único de Saúde é produto dos movimentos sociais e assegurado na Constituição Federal de 1988.

  • D.

    Universalidade é um princípio garantido pelo Sistema Único de Saúde em que todo cidadão tem direito de ser atendido nos serviços de saúde.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A proposta de coordenação do Programa de Saúde na Escola (PSE) por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTIs) é centrada na gestão compartilhada, em uma construção em que tanto o planejamento quanto a execução das ações são realizados, coletivamente, de forma a atender às necessidades e às demandas locais. As decisões são distribuídas por meio de análises e de avaliações construídas intersetorialmente. O trabalho no GTI pressupõe, dessa forma, interação com troca de saberes, de poderes e de afetos entre profissionais da saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais. Com base nessas informações, é correto afirmar que compete ao GTI federal

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 62 anos de idade, obeso, diabético, tabagista pesado, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em tratamento irregular, retornou ao consultório médico oito meses após ter realizado laparotomia exploradora (por incisão mediana) após acidente automobilístico. O paciente relatou abaulamento no local da incisão mediana e dor moderada aos esforços. Negou outras queixas.

Quanto a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A hérnia desse paciente provavelmente se desenvolveu como resultado de um processo cicatricial inadequado ou da ação excessiva de uma força sobre uma incisão prévia em fase evolutiva, causando uma deiscência de aponeurose muscular, acompanhada de perda progressiva da força da parede abdominal.

Resolva a questão aqui ›


A respeito da legislação brasileira aplicada à imagem fotográfica, julgue os itens a seguir.

O uso não autorizado de obra fotográfica, isto é, sem a prévia e expressa anuência do fotógrafo ou seu sucessor, enseja indenização por violação dos direitos autorais, a ser paga pelo infrator, no valor de três mil exemplares, além dos apreendidos, quando o número de impressões for desconhecido, ou o equivalente ao número conhecido de exemplares impressos.

Resolva a questão aqui ›