Segundo Amélia Cohn e Paulo E. Elias (1999), na realidade...

Segundo Amélia Cohn e Paulo E. Elias (1999), na realidade imposta ao Sistema de Saúde, um dos problemas centrais reside no financiamento do setor, não apenas pela escassez de recursos, mas pela forma de financiamento. O que pode ser identificado por duas modalidades básicas ou puras, através de aportes de recursos:

  • A.

    das subvenções assistenciais.

  • B.

    dos convênios e contratos.

  • C.

    públicos e privados.

  • D.

    políticos e técnicos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com referência ao ato administrativo normativo, assinale a afirmação falsa.

Resolva a questão aqui ›


 

Ayahuasca é uma bebida produzida a partir de duas plantas amazônicas, Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis, utilizada em rituais religiosos. Nessa bebida podem ser encontradas as substâncias harmina, harmalina e tetraidroarmina, as quais atuam no sistema nervoso central. Com base nessa informação e nas estruturas químicas mostradas acima, julgue os itens a seguir.

A tetraidroarmina apresenta maior solubilidade em solução aquosa ácida que o ácido (9Z)-octadec-9-enoico.

Resolva a questão aqui ›


Considere hipoteticamente que paciente do sexo feminino, 35 anos de idade, vai a consulta por apresentar um nódulo duro no pescoço. Refere leve emagrecimento, rouquidão e diarreia. O médico então solicita uma ultrassonografia de pescoço, que demonstra aumento de volume do lobo direito, com contornos normais e ecotextura heterogênica, sem calcificações, apresentando cistos e um nódulo hipoecogênico próximo ao istmo, medindo 0,8 cm. O lobo esquerdo estava aumentado de volume, com contorno normal e ecotextura heterogênea, sem cistos, com microcalcificações esparsas no tecido tireoidiano e presença de nódulos calcificados no terço médio do lobo, medindo 1,6 cm x 1,0 cm. Na PAAF, foi encontrado quadro compatível com lesão folicular. Foi submetida à tireoidectomia e ao esvaziamento profilático cervical de linfonodos. No anatomopatológico, confirmou-se carcinoma medular de tireoide (CMT).

No que se refere ao caso clínico apresentado, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Idade acima de 40 anos e metástases mediastinais são considerados fatores de mau prognóstico.

Resolva a questão aqui ›