O documento chamado e-ARQ Brasil...

O documento chamado e-ARQ Brasil
  • A. abrange os vários aspectos da gestão arquivística de documentos e os diferentes tipos de documentos, disponibilizando todos os requisitos necessários para que órgãos e entidades de todas as esferas de atuação e ramos de atividade possam criar e manter documentos digitais bem como facilitar seu acesso.
  • B. destina-se a estabelecer metadados para controle e recuperação de documentos digitais relativos às atividades fim de órgãos públicos de qualquer esfera e restritos a determinados ramos de atividades específicas.
  • C. é uma norma à qual está submetida, por força da lei, a administração pública dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal, com vistas à uniformização dos sistemas de produção e à manutenção de documentos oficiais em formato digital.
  • D. contém orientações, políticas e especificações voltadas para a garantia de confiabilidade, autenticidade e acessibilidade dos documentos arquivísticos digitais, visando contribuir para a preservação do patrimônio arquivístico digital.
  • E. estabelece requisitos mínimos e uma plataforma tecnológica específica para desenvolvimento e implantação de novos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, ainda com relação ao Sistema Tributário Nacional.

João, proprietário de certo imóvel, pagou o IPTU e a TLP relativos ao ano de 2007 em atraso, sujeitando-se à incidência de multa, juros legais e correção monetária. Alguns meses depois, a secretaria da receita municipal constatou a existência de equívoco na confecção dos aludidos carnês de cobrança, o que redundou em pagamento a maior do valor dos tributos em relação a alguns contribuintes, entre os quais se encontrava João. Nessa situação, João tem direito à restituição parcial dos aludidos tributos, o que dá direito, outrossim, à restituição, na mesma proporção, dos respectivos juros de mora e das penalidades pecuniárias.

Resolva a questão aqui ›


Com relação ao programa gráfico Autocad e suas aplicações, julgue os próximos itens.

No projeto de um sistema hidráulico em que um fluido escoa por um tubo, o cálculo da perda de carga é feito de acordo com o regime de escoamento, ou seja, se é laminar, a perda de carga é inversamente proporcional à velocidade de escoamento; se turbulento, a perda de carga é diretamente proporcional à velocidade de escoamento.

Resolva a questão aqui ›


Em Até os anos 60, o papel-moeda e o dinheiro depositado nos bancos deviam estar ligados a uma quantidade de ouro num sistema chamado lastro-ouro (linhas 1 e 2), a locução verbal poderia ser substituída, sem afetar o sentido do enunciado, por

Resolva a questão aqui ›