O gráfico abaixo mostra a variação hormonal relacionad...

O gráfico abaixo mostra a variação hormonal relacionada ao ciclo menstrual numa mulher com ciclo regular de 28 dias.

Após identificar os hormônios hipofisários e ovarianos no gráfico, sobre o controle exercido por eles é correto afirmar:

  • A. A fase folicular do endométrio pode ser caracterizada pelo comportamento das curvas hormonais 1 e 4.
  • B. Caso uma mulher fizesse uso de contraceptivos orais, as curvas 1 e 2 permaneceriam inalteradas após a ovulação.
  • C. Caso ocorresse gravidez após a ovulação, os hormônios das curvas 3 e 4 permaneceriam em níveis elevados.
  • D. As alterações de humor que muitas mulheres sentem no período conhecido como TPM dependem da curva 3.
  • E. A amenorreia lactacional decorre da inibição do hipotálamo provocada pela prolactina, o que inibe a liberação de gonadotrofinas, representadas nas curvas 1 e 2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação ao trabalho com as famílias, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Considere, por hipótese, que a Prefeitura Municipal de Natal pretenda contratar uma empresa para realizar um projeto urbanístico e que os arquitetos da Secretaria Municipal responsável pela obra deparem-se com dúvidas sobre legislação profissional e de licitações. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

A lei de licitações prevê como requisitos de julgamento de projetos básicos e projetos executivos de obras a possibilidade de emprego de mão-de-obra, materiais, tecnologia e matérias-primas existentes no local para execução, conservação e operação.

Resolva a questão aqui ›


O armazenamento de grãos, sementes e leguminosas em condições de temperatura e umidade relativamente elevadas, comum em países tropicais como o Brasil, possibilita a ocorrência de reações químicas e bioquímicas que podem afetar a qualidade sensorial e nutricional desses produtos. Além disso, tais eventos depreciam o valor comercial do produto no mercado. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

A manutenção de feijões em condições impróprias de armazenamento promove alterações nos valores de acidez do produto por vias químicas e bioquímicas (microbianas e enzimáticas) que propiciam a formação de radicais livres reativos.

Resolva a questão aqui ›