Em 31/12/2015, uma autarquia estadual fez um pagamento no...

Em 31/12/2015, uma autarquia estadual fez um pagamento no valor de R$ 3.500,00 referente ao seguro de um veículo que é utilizado em suas atividades operacionais, cujo vencimento da apólice será em 31/12/2016. Sendo assim, em 31/12/2015, para registrar a transação, a autarquia utilizou uma conta
  • A. da classe variações patrimoniais diminutivas.
  • B. da classe ativo circulante.
  • C. do subgrupo variações patrimoniais diminutivas pagas antecipadamente.
  • D. do grupo variações patrimoniais aumentativas pagas antecipadamente.
  • E. da classe despesa diferida.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Os sistemas vivos são formados por uma enorme variedade de reações bioquímicas, e quase todas elas são mediadas por uma série de extraordinários catalisadores biológicos conhecidos como enzimas. A respeito das enzimas, analise as afirmativas abaixo.

I. As enzimas diferem dos catalisadores químicos comuns pela velocidade de reação, pelas condições de reação, pela especificidade de reação e pelo controle.

II. As propriedades físicas e químicas do sítio ativo limitam a atividade enzimática a substratos e reações específicas.

III. Algumas enzimas requerem cofatores orgânicos ou íons metálicos.

Assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


A sequência a seguir poderia admitir como quarto termo:

(BALA, CAME, DANI, ______, FAPU)

Resolva a questão aqui ›


Paciente do sexo feminino, trinta e quatro anos de idade, casada, advogada, mora com o esposo e os filhos, um com oito anos de idade e outro com seis anos de idade, tem fé em Deus, mas não tem religião. Essa paciente apresentou três crises convulsivas e foi diagnosticada com câncer de mama e metástases cerebrais. O oncologista então encaminhou a paciente para acompanhamento conjunto com o paliativista. Com a evolução da doença, a paciente apresentou crises de soluço por mais de setenta e duas horas (definido como soluços persistentes), além de náuseas e vômitos de difícil controle e não estava conseguindo manter a via oral. O oncologista definiu cuidados paliativos exclusivos e solicitou ao colega paliativista que comunicasse a decisão à paciente e aos familiares. A paciente informou ao paliativista que gostaria de ser cremada após o seu falecimento e perguntou se era necessário registrar seu desejo no cartório para garantir que seus pais, que são católicos, não impeçam seu marido de atender seu pedido.

Considerando o caso clínico antecedente, julgue os próximos itens.

Uma das principais causas dos soluços apresentados pela paciente são os tumores de sistema nervoso central, cujo tratamento pode incluir o uso de domperidona, dexametasona, clorpromazina e gabapentina.

Resolva a questão aqui ›