O Estado do Rio Madeira do Norte obteve um empréstimo de...

O Estado do Rio Madeira do Norte obteve um empréstimo de longo prazo, no mês de dezembro de 2015, no valor de R$ 2.450.000,00. No subsistema de informações patrimoniais, segundo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, a obrigação é registrada em uma conta
  • A. de variações patrimoniais aumentativas.
  • B. do passivo circulante.
  • C. do ativo não circulante.
  • D. de receita de capital.
  • E. do passivo não circulante.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

relação à legislação especial, julgue os itens que se seguem. No decorrer da execução penal, são faltas graves cometidas pelo preso no cumprimento da pena privativa de liberdade: incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina; provocar acidente de trabalho; e possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à harmonia, julgue os seguintes itens.

Com relação a fundo harmônico e fundo neutro, a omissão de uma das notas do acorde enfraquece o sentido de estrutura de terças e faz que o ouvido aceite os tons superiores como notas melódicas dependentes de um fundo harmônico composto, normalmente uma tríade ou um acorde de sétima da dominante.

Resolva a questão aqui ›


Por ocasião da fiscalização de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego nas instalações do canteiro de obras de uma construtora, foram realizadas as seguintes constatações:

I o canteiro de obras possuía quarenta e cinco empregados;

II segundo o cronograma físico, a duração da obra é de quatro meses;

III o canteiro de obras não possui comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), mas possui uma comissão provisória de prevenção de acidentes;

IV um operário não usava o equipamento de proteção individual (EPI) porque não tinha dinheiro para comprá-lo;

V a empresa não possui programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (PCMAT);

VI o programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) foi elaborado pelo engenheiro civil que atuava como responsável técnico da obra;

VII a construtora não elaborou programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) para aplicar no canteiro de obras.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O engenheiro civil que atuava como responsável técnico da obra poderia ter elaborado o PPRA se possuísse curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho.

Resolva a questão aqui ›